Conheça o caminhão do futuro

Veja aqui a revolução dos caminhões que já está acontecendo no mundo. Mostraremos o mais novo modelo de caminhão autônomo da Mercedes Benz, confira.

O caminhão autônomo.

 

Há uma revolução em curso, mas a um ritmo descontraído. Com calma e de forma segura, os Mercedes-Benz Future Truck 2025 roda na estrada a 85 km / h. O tractor e reboque freia e acelera com precisão, andando no meio da faixa da direita no fluxo de tráfego. Esta cena, no entanto, não é nada de rotina. Embora o motorista está sentado atrás do volante, ele está olhando para um computador tablet, planejando sua próxima viagem e, em seguida, verifica a condição do frete armazenado em paletes inteligentes no semi-reboque.

 

O caminhão está sendo impulsionada por um sistema automatizado chamado de Highway Pilot. O ser humano pensa e deixa a condução para o computador.

 

"Comunicação veículo para veículo".

O estudo de um caminhão autonomamente conduzido demonstra que o veículo também pode lidar com situações especiais sem problemas: O caminhão dirige-se automaticamente para a faixa da esquerda, para dar espaço suficiente para passar um carro vindo ao lado na estrada. O caminhão e reboque em seguida, vai para a direita para permitir espaço para um veículo de emergência se aproximando por trás, que anunciou a sua presença através do intercâmbio de dados com o caminhão. Especialmente entre os veículos menores, este processo atende pelo nome de “car-to-car communication” (C2C) ou em português "Comunicação carro para carro", mas o termo utilizado é a vehicle-to-vehicle communication (V2V) ou em português "Comunicação veículo para veículo".

Padrões de tecnologia do futuro.

 

Enquanto isso, o motorista encontrou tempo para reservar um lugar de estacionamento na próxima parada para descanso, checou ordens de processos e manteve contatos usando uma vídeo conferencia. Só quando o caminhão sai da estrada que ele assumi o volante e orienta o veículo ao seu destino. Com as tecnologias demonstradas no Future Truck 2025, Daimler está definindo o padrão para o futuro do transporte de longa distância. "O caminhão do futuro é um Mercedes-Benz e é autônomo", enfatiza Wolfgang Bernhard, membro do Conselho Daimler de Administração e responsável de caminhões e ônibus, na estreia do caminhão Future em julho de 2014, em uma seção fechada da Autobahn perto de Magdeburgo, na Alemanha.
 

"Graças a este veículo comercial de condução autônoma, estamos mais uma vez definindo a tendência de engenharia para as próximas décadas, quando se trata de eficiência, segurança e conectividade."

 

Mais segurança pela assistência ao condutor.

O caminhão Future 2025 proporciona um novo gosto na evolução da técnica de veículos comerciais em um futuro próximo. Estas inovações vão ter um impacto sobre os modelos de negócios no sector dos transportes, bem como sobre o trabalho exigente de um motorista de caminhão. Com fatores, tais como atenção sustentada, horários apertados e de alta densidade de tráfego, as tarefas diárias ao volante, como confirmado por Klaus Ruff, Chefe Adjunto da Prevenção para o Berufsgenossenschaft für Transport und Verkehrswirtschaft (BG Verkehr - Indústria Transport Association Professional) com sede em Hamburgo. A interligação inteligente dos sistemas de assistência ao condutor para a própria condução automatizada contribui significativamente para a segurança do veículo, salientou Ruff.

O caminhão se torna seu escritório.

 

O caminhão Future 2025 faz com que o impacto da tecnologia moderna seja tangível. Em particular, monótonas rotas de longa distância, horas e horas duradouras nas principais rodovias, muitas vezes com prazos apertados, podem ser facilitadas muito em breve por caminhões que se dirigem sozinhos. Durante a viagem os motoristas podem executar outras tarefas de valor considerável para suas empresas, incluindo, por exemplo, programação flexível da viagem atual, o planejamento das próximas viagens e contabilidade. Um motorista de caminhão pode completamente contar com os sistemas de computador de seu caminhão, que, graças aos seus sensores e troca de dados com o seu ambiente, com segurança e eficiência dirige em direção ao seu destino.

 

"Quando
é ativado, a condução torna-se uma tarefa secundária para o caminhoneiro", confirma Sven Ennerst, Chefe de Desenvolvimento Truck na Daimler.

 

O futuro na estrada.

Os especialistas concordam que veículos autônomos em breve serão realidade nas ruas - como frotas de motoristas de táxis, carros ou veículos comerciais de propriedade privada. Quatro estados nos EUA, Nevada, Flórida, Califórnia e Michigan - atualmente permitem a operação de veículos autônomos em vias públicas, sob certas condições. O Reino Unido tem permitido carros robóticos para serem usados desde 2013.

  

"Máquina totalmente conectada com uma mentalidade colmeia."

Embora o Highway Pilot da Mercedes-Benz Future Truck dirige, freia e acelera de forma autônoma, o sistema não toma decisões apenas com base em informações de seus próprios sensores. Em vez disso, o caminhão adquire uma quantidade significativa de informações através do intercâmbio de dados com outros veículos (V2V), com a rede de comunicação estacionária da infra-estrutura (comunicação veículo-infra-estrutura ou V2I) e usando a navegação por satélite para determinar a sua posição. É por isso que Stefan Buchner, chefe da Mercedes-Benz Caminhões, descreve o caminhão autônomo como uma "máquina totalmente conectada com uma mentalidade colmeia."

A quarta revolução industrial.

 

Este princípio de inteligência compartilhada não detém apenas o futuro da indústria de transporte, mas a indústria como um todo, diz Sabina Jeschke. O professor do Departamento de Ciência da Computação e Engenharia Mecânica da Rheinisch-Westfälische Technische Hochschule (RWTH), em Aachen, coloca o caminhão Future 2025 em destaque na iniciativa "Mobility 4.0", no mesmo nível dos processos de produção e intra logística .Esses tipos de processos, com base no intercâmbio flexível de informação entre máquinas, veículos, armazéns e outros elementos de cadeias de processos industriais, formam a espinha dorsal do que é referido como a "quarta revolução industrial." Mesmo Uwe Clausen, Chefe do Fraunhofer Instituto de Fluxo de materiais e Logística (IML), em Dortmund, salienta que "a eficiência potencial no futuro não reside em veículos apenas, mas no jogo de veículos, infra-estruturas e sistemas de transporte."

 
 

A Mercedes-Benz Future Truck 2025 já está demonstrando que o futuro do tráfego de mercadorias será conectado de forma inteligente.

 

De caminhoneiro a especialista em logística.

veículos comerciais autônomos irão alterar o tráfego de mercadorias, e isso é uma grande oportunidade para o setor de logística. Afinal de contas, a indústria dos transportes tem que enfrentar o duplo desafio de uma clara falta de talento júnior e a imagem de um caminhoneiro como uma opção de carreira menos do que atraente. A necessidade de ação à luz desses fatos foi mostrado no primeiro estudo sobre o futuro da condução do caminhão conduzido com o auxílio de peças de automóveis fornecido pela ZF Friedrichshafen e publicado em 2012.

Fonte: www.mercedes-benz.com