Evolução dos Sistemas de Freio

Newton determinou que um objeto em movimento permanecerá em movimento a menos que agiu por uma força. Quando um veículo se encontra em movimento, a força tem de ser aplicada para parar o seu movimento. Esta acção de paragem é realizada pelo sistema de travagem. Como muitas tecnologias, os freios do automóvel ter sido melhorado e se desenvolveram ao longo dos anos. Embora o objectivo de parar o carro continua a ser o mesmo, o método pelo qual isto é conseguido é mais avançado hoje.

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Freios ABS (Anti-lock Braking System)

Desde o início de 2014, a legislação exige que todos os veículos automotores produzidos no Brasil saiam da fábrica com sistema de frenagem ABS. “Mesmo antes da lei, estes freios já eram adotados por algumas empresas como padrão, por exemplo a Scania ”, conta Kuka, proprietário da Sanka Freios Sorocaba. O ABS é um sistema pneumático; quando é acionado, uma válvula no pedal libera ar no sistema do caminhão; este ar chega a todas as rodas, impedindo que elas travem e proporcionando frenagem mais uniforme.

As rodas dos veículos equipados com ABS contam com sensores de travamento que identificam diferenças de rotação entre elas. “O sistema percebe quando o veículo está em movimento e evita o travamento de uma só roda; quando é acionado, ele freia uniformemente, o que diminui a distância de frenagem, evita desgaste dos pneus e reduz risco de acidentes”, explica Kuka.

FREIO MOTOR

Assim como em um automóvel, o freio motor é acionado quando o motorista reduz a marcha. Leandro Carlos (O Kuka) conta que o sistema funciona por meio da válvula de escape: “ele faz com que os gases de exaustão não sejam eliminados pelo escapamento; a pressão dentro do cabeçote do motor retarda a movimentação dos pistões e, consequentemente, reduz a velocidade do caminhão”. O uso do freio motor evita o desgaste de componentes como lonas e tambores.